News

3.2 T de bifes da JBS retiradas de pontos de venda nos EUA

Cerca de 3,2 toneladas de bifes suspeita de contaminação por salmonela, embaladas por uma unidade americana da JBS, entre 26 de julho e 7 de setembro, estão sendo retiradas dos pontos de venda dos Estados Unidos. O alerta de risco foi emitido nesta quinta-feira, dia 4, pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar, do Departamento de Agricultura daquele país (USDA, na sigla em inglês).

Segundo o órgão, os produtos pertencem ao lote “EST.267”, que foi processado na unidade do Arizona e distribuído em todo o país.

Os produtos foram embalados pela JBS Tolleson Inc. As autoridades sanitárias americanas já identificaram 57 casos de pacientes afetados em 16 estados do país, que manifestaram os sintomas da contaminação no período de 5 de agosto a 6 de setembro, segundo o comunicado oficial do governo.

Por meio de nota, a JBS USA informou que “uma lista dos produtos afetados pode ser encontrada no site de recall do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cujo endereço é www.usda.gov). Consumidores que compraram esses produtos devem descartá-los ou devolvê-los aos locais de compra”.

Efeitos da contaminação

Em caso de contaminação pela bactéria salmonela, os sintomas normalmente são semelhantes aos de qualquer gastroenterite, com vômitos, diarreia forte e febre acima de 38ºC por um período de 12 a 72 horas. Os efeitos duram de quatro a sete dias. E a única forma de confirmar a contaminação é por meio de um exame de fezes feito em laboratório.

A recomendação aos consumidores americanos é que os produtos do lote “EST.267” não sejam ingeridos.

Unidade de ponta

Quando foi inaugurada, em abril de 2013, a JBS USA anunciou que a fábrica da Tolleson seria uma “instalação de produção de carne moída de ponta”. Fonte Extra

Share:

Leave a reply