News

Carregar o smartphone só quatro vezes por ano?

Especialistas das universidades norte-americanas de Cornell e Michigan estão investigando e a desenvolvendo um material, denominado multi-ferróico magno-elétrico, com vista a possibilitar um carregamento de bateria por trimestre do seu dispositivo móvel, relata o Jornal de Negócios.

Com propriedades elétricas e magnéticas à temperatura ambiente, este novo material processador precisa de 100 vezes menos energia que os sistemas à base de semicondutores (atualmente utilizados) que necessitam de eletricidade constantemente, frisa o The Independent.

 O material é composto por camadas finas de átomos que formam uma película magneticamente polar, que torna o positivo em negativo, utilizando pouca energia. Isto significa que o multi-ferróico magno-elétrico visa permitir a utilização dos smartphones recorrendo a curtos picos de energia, esclarece o The Sun.

Contudo, sem previsão de data para a disponibilidade deste material processador, os investigadores afirmam que dificilmente estará pronto até 2030, altura em que os especialistas estimam elevados consumos de energia global através dos dispositivos eletrónicos – enquanto que nos dias de hoje, consomem 5% da energia global, daqui a 13 anos estima-se o consumo de 40% ou 50%, segundo o vice-diretor de laboratório no Lawrence Berkeley National Laboratory, Ramamoorthy Ramesh, citado pelo The Independent.

Jornal Econômico

Share:

Leave a reply