News

Morre o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli, conhecido por filmes como Romeu e Julieta (1968), faleceu neste sábado (15) aos 96 anos em sua casa em Roma, na Itália. Segundo a imprensa local, cintando fontes da família, o artista faleceu em decorrência “de uma longa doença que se agravou nos últimos meses”.

“Eu nunca quis esse dia chegar. Franco Zeffirelli deixou esta manhã. Um dos maiores homens do mundo da cultura. Nós nos unimos a dor de seus entes queridos. Adeus, querido mestre, Florença nunca se esqueça”,  afirmou no Twitter Dario Nardella, prefeito de Florença, onde o cineasta nasceu.

Carreira consagrada

Zeffirelli nasceu em 1923 e era considerado o último cineasta de uma geração consagrada, que surgiu na Itália após a Segunda Guerra Mundial e incluía Federico Fellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica. Ele dirigiu mais de 20 filmes e 30 óperas e peças de teatro. Suas obras mais conhecidas são Irmão Sol, Irmã Lua. A Megera Domada e sua versão de Romeu e Julieta

Fondazione Zeffirelli / Reprodução
Zeffirelli durante gravação de Romeu e JulietaFondazione Zeffirelli / Reprodução

Em 1967, esteve à frente de A Megera Domada, estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton. Mas foi no ano seguinte, em 1968, que tornou-se conhecido internacionalmente, com seu Romeu e Julieta, obra de William Shakespeare.

O longa, protagonizado por Leonard Whiting e Olivia Hussey, foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, direção, fotografia e figurino — venceu nas duas últimas. Ele também adaptou outros Shakespeare, como Hamlet, em 1992, com Mel Gibson e Glenn Close.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.