Cotidiano

Renovação Feminina: Deputadas eleitas pelo partido do Bolsonaro

A renovação política ocorrida no Legislativo foi fortemente puxada por entusiastas de Jair Bolsonaro. Isto também se reflete no crescimento da bancada feminina. O PSL elegeu 8 deputadas federais, todas elas estreantes na Câmara. Apenas uma dessas eleitas já teve cargo político, duas delas não surgiram nos movimentos espontâneos de internet contra o PT e somente uma tem mais de 40 anos. Ou seja, se trabalharem bem, todas têm enorme futuro na política.

Vejam abaixo uma breve apresentação dessas deputadas:

PROFESSORA DAYANE PIMENTEL, Bahia, 32 anos – InstagramFacebook.

Militando em favor de Jair Bolsonaro desde 2016, quando publicou um vídeo que teve grande repercussão, a professora Dayane Pimentel teve uma eleição facilitada por se apresentar como representante de Bolsonaro na Bahia.Foi a deputada mais votada da história do estado.

O sucesso de suas opiniões nas redes a levaram a se tornar conhecida pela família Bolsonaro. Carlos Bolsonaro e o próprio Jair Bolsonaro já divulgaram vídeos da Professora Dayane.

Antes de ocupar a presidência estadual do PSL na Bahia, diz-se que a baiana Dayane Pimentel foi convidada para ser a vice-presidente na chapa de Bolsonaro. É natural de Feira de Santana, professora, mãe e com um “passado na esquerda”, segundo ela mesmo. Sua página, chamada “Professora Dayane Pimentel”, conta com mais 200 mil seguidores e cerca de 2 milhões de visualizações em publicações apoiando Bolsonaro e atacando o PT.

DRA. SORAYA MANATA, Espírito Santo, 57 anos – InstagramFacebook.

Esposa do deputado federal Carlos Manato, candidato derrotado do PSL ao governo do Espírito Santo, participou de sua primeira eleição. Seu marido teve um bom desempenho mas a “onda Bolsonaro”  não teve tempo de levá-lo ao segundo turno. Com pouco histórico político ou de militância, é ainda uma incógnita. Vejam um vídeo com ela, publicado após sua eleição: https://www.facebook.com/soraya.manato.7/videos/163298411273072/.

ALINE SLEUTJES, Paraná, 39 anos – InstagramFacebook.

De todas, é a única que já exerceu cargo público anteriormente. Foi candidata ao cargo de prefeita de Castro, pequena cidade do interior do Paraná, vereadora pelo PSDC e chefe de gabinete na Assembléia Legislativa do Paraná.
Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e pós-graduada em Gestão Escolar  é casada com Luis Antonio Roberto, mãe de Yasmim, Lavinia e Luis Guilherme.

 

DRA. CHRIS TONIETTO, Rio de Janeiro, 27 anos – InstagramFacebook.

Ligada a uma ala da Igreja Católica que trabalha com a formação de líderes e intelectuais para lutar por causas caras à Igreja, como a proteção da vida, é apoiada pelo Centro Dom Bosco e atuou em Marchas pela Vida e contra o aborto.

CAROLINE DE TONI, Santa Catarina, 32 anos – InstagramFacebook.,Twitter.

Advogada, aluna do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, apoiada pela Direita Chapecó, milita pelas redes sociais. No início da campanha, conseguiu a gravação de um vídeo com Bolsonaro, o que facilitou sua campanha. Nos tempos de militãncia, chegou a entrar com pedido de impeachment de Dias Toffoli, junto com Bia Kicis outra deputada eleita pela primeira vez e também representante das pautas conservadoras – embora por um partido diferente do PSL e pelo Distrito Federal.

MAJOR FABIANA, Rio de Janeiro ,38 anos – InstagramFacebook.,Twitter.

Com 57.611 votos, a candidata pelo PSL Major Fabiana irá integrar o quadro de deputados federais do Rio de Janeiro, em Brasília. Com o slogan “a mulher na segurança” a agora eleita deputada conquistou 0,75% do eleitorado fluminense — foi a 21º mais bem votada. A oficial da Polícia Militar ficou ficou conhecida em 2014, depois de ter controlado um tumulto próximo à Favela do Jacarezinho, onde um ônibus havia sido incendiado. Pelo feito, chegou a ser convidada e participar do programa Encontro, com Fátima Bernardes.

 

CARLA ZAMBELLI, São Paulo, 38 anos – InstagramFacebookTwitter.

Oito anos após a publicação de seu primeiro vídeo no canal pessoal no YouTube (vejam o vídeo), a líder do movimento Nas Ruas chegou ao Congresso. Diferente do MBL e do VemPraRua, o NasRuas era praticamente um movimento de uma pessoa só: Carla Zambelli sempre foi sua cara pública. Aqui em nosso site, destacamos por diversas vezes seu papel (neste dia, por exemplo). Sua chegada ao Congresso se deve ao seu ativismo pela internet, que já levou a ser entrevistada e ter reportagens publicadas na grande imprensa.

JOICE HASSELMANN, São Paulo, 40 anos – FacebookTwitter.

Jornalista e redatora, já passou por diversos jornais e revistas até ser contratada pela Rádio Jovem Pan por ser a mulher mais influente nas redes sociais no assunto política. De todas as eleitas, é certamente a figura mais conhecida nacionalmente. Foi a deputada federal mais votada da história no país, atingindo mais de um milhão de votos.

Deputadas Federais eleitas pelo PSL – Fotos: redes sociais

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.