News

Vitória de Lacalle Pou

A Justiça Eleitoral do Uruguai declarou vitória ao candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, 46 anos, sobre o governista Daniel Martínez, 62. Os eleitores foram às urnas no domingo (24.nov) e a recontagem foi realizada ao longo dos últimos 4 dias.

Lacalle Pou assume em 1º de março. Tirará do poder a Frente Ampla, que governou o país nos últimos 15 anos. Resultado parcial já indicava a vitória do nacionalista.

O candidato de direita teve 28.000 votos a mais, abrindo vantagem sobre Daniel Martínez, com 1,2 ponto percentual de diferença, na eleição mais disputada dos últimos 20 anos no país.

Ainda era necessário contabilizar 35.000 “votos observados” –cédulas eleitorais de pessoas fora de suas zonas eleitorais, idosos e eleitores com necessidades especiais, que dependem de checagem especial, além de militares que trabalham durante as eleições.

O futuro presidente terá a ex-congressista Beatriz Argimón como vice. A atual, Lucía Topolansky, afirmou que a transição de governo “já está em andamento”, mas que terá início oficial em 2 de dezembro.

QUEDA DA FRENTE AMPLA

Analistas apontam algumas razões para a queda do apoio popular à Frente Ampla. O desastre natural do exercício do poder por 15 anos, o desejo de mudança, o aumento da violência, da insegurança e do desemprego no país, a economia estancada, entre outros fatores.

Aproveitando este contexto negativo para a sigla, o candidato de direita Luis Lacalle Pou se aliou ao 3º e ao 4º candidatos mais votados no 1º turno e conseguiu confirmar a “aliança multicolorida” entre os “blancos”, como são conhecidos os apoiadores do Partido Nacional, e os “colorados”.

No Uruguai, o voto é obrigatório para todas as pessoas maiores de 18 anos cadastradas no sistema eleitoral. A votação foi definida por maioria simples, ou seja, venceu o candidato que obteve mais votos.

QUEM É LACALLE POU 

Luis Lacalle Pou é do Partido Nacional, de centro-direita. Tem 46 anos, é formado em Direito e se dedica à vida política desde que tinha 24 anos. Já foi deputado e senador. Opositor ferrenho ao socialismo, vem de uma família de políticos. É filho do ex-presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle, que governou de 1990 a 1995, e da ex-senadora Julia Pou. É bisneto de Luis Alberto de Herrera, 1 dos políticos mais influentes da história do Partido Nacional.

O político defende que o Estado atualmente é caro e ineficiente. Propõe maior controle sobre os gastos públicos, redução da dívida pública e, a médio prazo, redução de impostos. Defende o fim de algumas políticas sociais criadas nos últimos governos, além de aumentar a idade da aposentadoria e privatizar empresas públicas, por exemplo.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.