News

9 dicas úteis para evitar o estresse e manter a saúde em dia durante uma viagem

Viajamos nas férias para desestressar e renovar as energias. Mas quem já está há um tempo na entrada sabe: voos longos podem cansar, a mudança na rotina nem sempre é leve e ninguém está livre de eventuais correrias em aeroportos. E os estresses, é claro, podem abalar a nossa saúde.

Mas bem, perrengues existem, e cabe a nós saber driblá-los e nos prepararmos para não deixar a peteca cair. Neste post, reunimos 9 dicas para manter a saúde – do corpo e da mente – em dia ao longo de uma viagem. Confira!

1. Evite as multidões

Se você é da turma que se estressa fácil ou não se sente confortável em ambientes muito agitados, a primeira dica já começa antes mesmo da viagem: prefira pegar voos em dias da semana com mais chances de encontrar aeroportos menos muvucados, que é o caso das terças-feiras. Como você deve imaginar, o dia mais caótico nos aeroportos costuma ser a sexta-feira – mas claro, há outras questões que influenciam, como os períodos de férias, feriados, eventos, etc.Receba as melhores promoções de passagens e pacotes

2. Faça um seguro viagem

Outra forma de não abalar a saúde com incomodações (dentro do possível) é contratando um seguro viagem. Já bati aqui na madeira por todos nós, viajantes, mas a verdade é que ninguém está livre de contrair doenças, sofrer acidentes ou mesmo ter a bagagem extraviada ao longo de uma viagem. Contratando um seguro viagem, você diminui parte das preocupações nestas situações e pode curtir os dias de férias mais tranquilamente.

3. Esteja preparado para problemas de saúde inesperados

Você pode até estar curtindo os dias de folga, mas alguns problemas de saúde como esfriados, dores de estômago e alergias não tiram férias – eles podem acontecer a qualquer momento. Para estes mal-estares menores, recomendamos sempre levar uma “farmacinha” na bagagem de mão em viagens internacionais (nacionais também, por que não?). Veja nossas dicas sobre como levar medicamentos em uma viagem de avião.

4. Férias são férias!

Seja justo com você mesmo e, quando tirar férias, realmente aproveite os dias para descansar sem se preocupar com o trabalho. Ao se desconectar de tudo o que ficou “em casa”, você certamente estará reduzindo as responsabilidades e o estresse decorrentes delas. Tente ficar menos de olho nos e-mails e não se comprometa tanto com horários nos seus dias de folga. Aproveite para descansar! A saúde agradece – durante e depois da viagem.

5. Beba água. Sempre!

Estar bem hidratado é uma das principais regras da boa saúde. E ela vale ainda mais durante as viagens de avião, onde a umidade do ar é baixa – quem nunca saiu com olhos e bocas ressecados após longas horas de voo? Se precisar de um argumento mais científico para levar a sua garrafinha de água para todos os cantos, aqui está: a desidratação pode acarretar uma série de problemas, que vão desde leves desconfortos a até o aumento do risco de infecções virais e bacterianas devido ao sistema imunológico mais fraco. Convencido?

6. Vença o Jet Lag

Um fator bem importante que pode provocar alguns desconfortos típicos de viagens, como sonolência, insônia, irritabilidade e mal-estar é o Jet Lag. Como ele é provocado pela grande mudança de fuso horário, a melhor maneira de contorná-lo evitando ao máximo seus efeitos é ter boas noites de sono nos dias que antecedem a viagem e, ao chegar no destino, tentar se adaptar à programação local o mais rápido possível – por exemplo, fazendo refeições quando os habitantes locais fazem. Leia mais dicas dos editores do Melhores Destinos para evitar os efeitos do Jet Lag em viagens longas.https://www.youtube.com/embed/EpSnI_wAOMA?feature=oembed

7. Faça do espaço uma prioridade ao viajar com crianças

Para famílias que viajam com crianças é fundamental garantir que todos terão espaço, seja para brincar, relaxar ou respirar em paz. Tente encontrar acomodações que ofereçam quartos separados ou, pelo menos, conforto para todos os integrantes da família. Boas opções podem ser casas ou apartamentos no Airbnb, de preferência bem localizados, com praças próximas, parquinhos ou mesmo piscina para liberar a energia dos pequenos. Hospedagens maiores e confortáveis, nestes casos, são essenciais para reduzir o estresse da viagem. Aliás, já viu nosso post com dicas de comissários para uma ter uma tranquila viagem de avião com bebês ou crianças?

8. Fique ativo!

Se possível, não abandone completamente as atividades físicas durante as férias – sobretudo nas viagens mais longas. Como resolver isso? Pode ser iniciando os dias com um bom alongamento, meditação, prática de yoga, utilizando a academia do hotel, fazendo um treino de 20 minutos no quarto ou mesmo correndo pelas ruas, parques ou orla do destino visitado. Manter-se ativo certamente vai lhe garantir mais energia para curtir a viagem e tornará o processo de retorno à rotina menos desgastante no fim das férias. Se preferir otimizar o tempo, faça longos passeios a pé ou de bicicleta – são sempre excelentes formar de conhecer os destinos! Conheça as 20 melhores cidades do mundo para explorar de bicicleta.

Passeio de bicicleta no Angkor Wat

9. Garanta dias de descompressão

Essa é uma dica nem sempre fácil para os viajantes (me incluo aqui). Muitas vezes queremos garantir que visitaremos o maior número de atrações e visitaremos tantos destinos quanto possíveis em uma viagem. E acabamos nos esquecendo de que, na verdade, estamos de férias… e é sempre, mais do que bom, importante poder descansar! Tente se dar a permissão de ter uns dias de “descompressão” ao longo da viagem, aqueles em que está tudo bem não ter tantos planos, ficar vagando pelas ruas meio sem rumo ou então curtindo horas e horas em um restaurante, à beira a praia, na piscina do hotel ou da forma como preferir. Dias de descompressão também podem ser interessantes no retorno para a casa: poder desfazer as malas e se “sintonizar” novamente após as férias pode tornar a volta à rotina mais leve.


Tem mais dicas para manter corpo e mente saudáveis ao longo de uma viagem? Já teve algum problema de saúde quando estava viajando de férias? Participe nos comentários!

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.