Cotidiano

Alerta! ciclista na pista

Para contribuir com a diminuição dos acidentes envolvendo ciclistas no Brasil, a agência Isobar e a BSB Fab Lab lançaram um dispositivo que alerta motoristas sobre a presença de bicicletas na via.

O ‘Safety Bike Radio’ é um transmissor de rádio portátil com capacidade de interferir na frequência de uma emissora em um raio de até 30 metros, com mensagens de alerta aos condutores como “Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura”.

As mensagens são pré-gravadas, mas os ciclistas também podem gravar mensagens personalizadas. O projeto foi desenvolvido para a rádio mineira 98FM e já está sendo testado em Belo Horizonte e Brasília.

Segundo Mateus Braga, Diretor-Executivo de Criação da Isobar, a expectativa é de que, em breve, o dispositivo seja usado por ciclistas de todo o país, em uma parceria com as principais emissoras de rádio brasileiras em prol da segurança no trânsito.

Ainda de acordo com Braga, qualquer ciclista poderá criar o seu próprio Safety Bike Radio – basta seguir as instruções disponibilizadas no endereço bsbfablab.com.br/safetyradio.

O custo para o desenvolvimento do dispositivo é de aproximadamente R$ 110. As instruções são didáticas, simples, e o protótipo pode ser feito a partir de materiais caseiros, como uma garrafa plástica.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.