Balanço 2017 da Delegacia de Policia Civil de Mundo Novo MS

A Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo/MS, vem por meio desta nota informar que durante todo o ano de 2017 atuou incansavelmente no combate à criminalidade em nossa região, compreendendo as cidades de Mundo Novo/MS e Japorã/MS. Findamos mais um ano com números positivos, sendo que em diversas ocorrências a polícia civil de Mundo Novo/MS, agindo com inteligência e a competência que lhes são peculiares conseguiu solucionar, bem como evitar a prática de diversos crimes.
Ao todo foram registrados 1.959 boletins de ocorrência, dos quais 448 foram instaurados inquéritos policiais (crimes graves com pena superior a dois anos de prisão), 334 termos circunstanciados de ocorrência (crimes de menor gravidade com penas inferiores a dois anos de prisão e contravenções penais) e 95 autos de apuração de ato infracional (relacionados a menores infratores).
Quanto às prisões em flagrante neste ano foram lavrados 187 autos, número um pouco superior ao ano de 2016, referentes a diversos crimes, como roubos, homicídios, tráfico de drogas, porte/posse de arma de fogo, dentre outros.
Foram também cumpridos pela delegacia de polícia civil o total de 29 mandados de prisão expedidos pelo poder judiciário, retirando de circulação vários criminosos que até então se encontravam soltos ou foragidos.
Outro crime que infelizmente é recorrente na região de fronteira é o tráfico de drogas, delito grave que merece total repressão por parte das forças de segurança. Sendo assim, com todo o empenho a delegacia de polícia civil de Mundo Novo/MS conseguiu apreender com o apoio de outros órgãos de segurança mais de duas toneladas de maconha, número expressivo que merece destaque, além de outros entorpecentes como cocaína (61g) e crack (84g). Vale ressaltar que após a perícia técnica todo o entorpecente apreendido é devidamente incinerado com a autorização do poder judiciário.
Os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, conhecidos popularmente como “Maria da Penha”, somaram 208 ocorrências registradas, sendo vários presos em flagrante.
Com relação aos veículos recuperados ao todo 30 ocorrências do tipo foram registradas.
Apesar do pequeno aumento no número de roubos praticados no município a polícia civil novamente mostrou-se eficiente em suas investigações ao elucidar (chegando aos autores) em 67% dos casos, mostrando assim que mesmo em casos complexos consegue dar uma resposta efetiva contra a criminalidade.
O destaque fica por conta da queda considerável no número de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar), de 15 no ano de 2016 para 04 em 2017, dos quais apenas um não foi possível chegar à autoria, ou seja, 75% de sucesso na elucidação de tais crimes, taxa esta considerada alta e de padrão de excelência se comparada a países de primeiro mundo, como nos Estados Unidos onde a porcentagem se aproxima de 65%.
Várias ações de caráter repressivo foram realizadas periodicamente, todas em conjunto com os policiais militares sendo efetuadas rondas no sentido de se coibir roubos, furtos e demais delitos.
Mais um ano se passou e a polícia civil de Mundo Novo/MS continuou firme em seu propósito e missão maior de SERVIR E PROTEGER a população de Mundo Novo e Japorã, atuando sempre ao lado de nossa comunidade e estando pronta para o combate ao crime.
Os Delegados da Delegacia de Polícia de Mundo Novo, agradecem aos demais os órgãos da Segurança Pública local, ao Poder Judiciário, o Ministério Público e a imprensa regional, que não medem esforços para que o objetivo comum seja alcançado, qual seja a proteção da população mundonovense