Cotidiano

Cidade dominada por narcotraficantes

Em junho deste ano, San Matias foi tomada por narcotraficantes, que queimaram o posto policial e assumiram o controle da região

A Polícia Militar brasileira, por meio do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso, está auxiliando a Polícia Nacional Boliviana a retomar a cidade de San Matias (a 7 km da fronteira com o Brasil), que, desde junho deste ano, foi tomada por narcotraficantes que queimaram o posto policial e assumiram o controle da região.

A Operação Retomada teve início no último sábado (13). A colaboração brasileira visa a evitar que, durante a ação policial intensiva, os traficantes – inclusive brasileiros – tentem fugir para o Brasil.

No lado boliviano, a segurança pública e a Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (Felcn) estão reforçando a ação.

Já no lado brasileiro o monitoramento diário feito pelo Grefon foi intensificado, com mais agentes de plantão, além de revistas em carros e pessoas que trafegam pelo local.

“Foi solicitada a parceria da Segurança Pública de Mato Grosso através do Gefron por causa da possibilidade de fuga de criminosos para o Brasil. Estamos checando todos os que passam pela fronteira e, até o momento, ninguém foi detido, mas esse trabalho mais intenso prossegue por tempo indeterminado”, afirma o comandante do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo Silva de Oliveira.

Segundo o comandante, em breve autoridades bolivianas estarão em Cuiabá para “compartilhar informações e experiências” sobre a operação.

Fonte: 015 – Olivre

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.