Cotidiano

Comprou celular pela internet recebeu molho de tomate; o que fazer

O Mercado Livre, site onde foi realizada a compra, cancelou a transação e estornou o pagamento do cartão de crédito da consumidora

A engenheira de alimentos Camila Morgana Dalberti da Rosa, de Concórdia, interior de Santa Catarina, teve uma surpresa ruim quando abriu a caixa do que deveria ser um celular novinho comprado pela internet. Em vez do aparelho, pelo qual havia pago 2.000 reais, recebeu um sachê de molho de tomate. O caso foi relatado no site da Rádio Catarinense.

Rosa ficou especialmente decepcionada porque, acostumada a fazer compras em lojas virtuais, tinha seguido todas as recomendações de segurança. “Procurei pela loja, vi as referências, a reputação do vendedor, os comentários de clientes, o histórico de vendas, mandei pergunta e recebi resposta, enfim, estava tudo certo e então efetuei a compra”, disse à Rádio Catarinense.

Esse tipo de golpe tem se multiplicado no país. Neste mês, já foram relatados em sites de notícias casos como o de um consumidor do Rio de Janeiro que comprou um celular e recebeu, no lugar, uma mandioca, e o de um potiguar que adquiriu um iPhone XR e levou uma pedra.

A história da catarinense Rosa teve um final feliz porque o Mercado Livre, site onde foi feita a compra, cancelou a transação e estornou a primeira parcela que havia sido cobrada do cartão de crédito da consumidora. Em seu site, o Mercado Livre diz que garante a entrega dos produtos comprados e devolve o dinheiro do cliente em caso de problemas (exceto para produtos como alimentos, bebidas e roupa íntima).

Se a compra foi realizada num site idôneo, geralmente o consumidor é reembolsado caso não receba o produto por algum motivo. Em alguns casos, o desvio acontece no transporte da loja ao cliente. Mas, quando o golpe se dá em uma loja virtual falsa, por exemplo, a perda é certa.

Procurado para comentar o caso da consumidora catarinense, o Mercado Livre não respondeu até a publicação desta matéria.

Fonte: Exame

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.