Cotidiano

Dinamarca é o primeiro país do mundo a suspender campanha de vacinação contra Covid-19

A autoridade de saúde da Dinamarca divulgou, nesta quarta-feira (27), um comunicado anunciando o fim da campanha de vacinação contra a Covid-19. O país é o primeiro em todo o mundo a tomar tal medida.  

De acordo com o comunicado, o país está com uma alta cobertura vacinal da população e o vírus causador da Covid-19 está sob controle. É estimado que a Dinamarca tenha vacinado 4,8 milhões de pessoas, o país tem uma população de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes.  

“Estamos em um bom lugar. Temos um bom controle da epidemia, que parece estar diminuindo. As taxas de admissão [ao hospital] estão estáveis e também esperamos que caiam em breve. Portanto, estamos completando o programa de vacinação em massa contra o covid-19.”, afirmou o gerente de unidade do Conselho Nacional de Saúde da Dinamarca, Bolette Soborg, ao portal CNBC.  

Soborg garantiu que os locais de vacinação continuarão abertos e aqueles que com mais de 40 anos que não tenham se vacinado poderão se imunizar na primavera e verão. O mesmo vale para as mulheres grávidas.  

A autoridade de saúde também afirmou saber que será necessário aplicar novas doses de reforço no outono local à medida que o SARS-CoV-2 continua a se modificar e criar novas variantes. 

Jovem toma vacina contra o coronavírus Covid-19
Dinamarca é o primeiro país do mundo a suspender campanha de vacinação contra Covid-19. Imagem: Studio Romantic / Shutterstock

Nesta semana, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que é encorajador ver o número de casos e mortes da Covid-19 diminuir em todo o mundo, mas pediu cautela

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.