Cotidiano

Dinheiro parado na poupança? Nem pensar

Os gurus de finanças estão sendo ouvidos. O Banco Central informou, ontem, que a retirada de recursos da caderneta de poupança bateu um novo recorde no mês de agosto.

Saíram quase R$ 22 bilhões das cadernetas, a maior diferença entre saques e depósitos desde quando esse dado é metrificado — lá em janeiro de 1995.

O que causou essa fuga?

Não está fácil deixar as contas em dia… Atualmente, o Brasil tem mais de 67 milhões de inadimplentes que não estão conseguindo lidar com a alta do custo de vida recente. Isso obriga algumas famílias a retirarem suas economias para pagar boletos.

No lado oposto, há uma parcela da população que não está endividada, mas quer ver seu dinheiro render mais, e também resolveu abandonar o modelo.

A relevância da caderneta: Mais de 80% dos investidores do Brasil fazem aplicações nessa modalidade, por se tratar de um produto de baixo risco e com retornos isentos de Imposto de Renda.

Seja verdade ou não, os influencers do mundo de finanças parecem estar convencendo os seguidores de que a poupança realmente não é o melhor lugar. Pelo que parece, os cursos online estão mesmo funcionando… risos.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.