Cotidiano

Filhote de onça é encontrado em canavial

Um filhote de onça-parda foi encontrado na madrugada desta terça-feira (10) no canavial de uma usina sucroenergética entre os municípios de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, na região nordeste de Mato Grosso do Sul.

O filhote foi encontrado por trabalhadores da usina durante os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar. Ele foi retirado do local e levado para a unidade da Polícia Militar Ambiental (PMA) em Costa Rica.

A tenente-coronel Edenilson Queiroz, da PMA, acredita que a “onça mãe” fugiu do local abandonando o filhote em razão do barulho das máquinas de colheita da cana-de-açúcar.

“Na hora em que o filhote chegou, notamos que era muito novo e não tinha nem um mês de vida. Por isso, uma das primeiras preocupações foi alimentá-lo”.

Queiroz explica que a PMA, nestes casos, sempre orienta os funcionários das usinas e as pessoas que residem em áreas ruais que, antes de recolherem os filhotes, que aparentemente foram abandonados pelas mães, afastem-se do local e evitem fazer barulho nas proximidades. O motivo é que, geralmente, os animais adultos voltam para buscar os filhotes quando a situação de “estresse” termina.

“Depois de algum tempo, a pessoa deve voltar e, caso o filhote ainda esteja no local ou nas proximidades, recolher o animal caso que não haja risco ou acionar a PMA para que faça a captura e recolhimento do animal”, orienta.

Este é o primeiro filhote de onça encontrado este ano. Em 2019 foram três, todos em canaviais. Ele será encaminhado de Costa Rica para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Campo Grande.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.