Cotidiano

Máscaras usadas estão indo parar nos mares e nas ruas

O novo normal está produzindo um novo lixo. Máscaras e luvas usadas estão sendo descartadas sem o devido cuidado, trazendo potenciais riscos à saúde

A máscara se tornou uma das principais marcas no combate à Covid-19. Apesar de não ser a medida mais eficiente para impedir a contaminação (o essencial mesmo é higienizar constantemente as mãos e evitar aglomerações), ela diminui as chances de um infectado transmitir o vírus adiante – mas existe um porém. A máscara tem vida curta e alguns modelos, em especial os cirúrgicos e feitos com TNT, não podem ser usados mais de uma vez. Juntando isso ao fato de que o ideal é trocá-la a cada duas horas, estamos diante de um outro problema: se for descartada da maneira errada, as máscaras podem ser uma ameaça para os oceanos. 

A organização francesa sem fins lucrativos Opération Mer Propre já vem alertando sobre a questão. O grupo, que frequentemente recolhe lixo no litoral da Côte d’Azur, publicou fotos e vídeos nas suas redes sociais em que mergulhadores encontraram uma porção de máscaras cirúrgicas, luvas de proteção e frascos de álcool em gel em pleno mar.  

Em sua página do Facebook, o fundador da organização, Laurent Lombard ironizou: “Você quer dar um mergulho com Covid-19 neste verão?”. Ele ainda ressaltou a encomenda de 2 bilhões de máscaras descartáveis feita pelo governo da França e alertou que, em breve, “pode haver mais máscaras do que águas-vivas nas águas do Mediterrâneo”.

E a preocupação já chegou ao governo francês: o deputado representante da região, Éric Pauget, escreveu uma carta ao presidente Emmanuel Macron, cobrando providências oficiais para tratar desse risco ambiental. No documento, o político menciona que muitas máscaras são feitas com plásticos que demoram 450 anos para se decompor e as classificou como “bombas-relógio ecológicas”. Por fim, Pauget pede que o presidente apoie iniciativas que produzam máscaras sustentáveis. Diante do problema, o governo francês tem um plano de aumentar as multas para quem jogar lixo nas ruas. O valor atualmente é de 68 euros, mas pode passar para 135 euros.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.