Polícia Federal inicia operação para combater fraude no FGTS

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (6), a Operação Endemia em Florianópolis, que tem como objetivo conter saques irregulares do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) realizados a partir de documentos falsos. São 60 policiais designados para cumprir dois mandatos de prisão preventiva, três mandatos de prisão temporária e quatro mandatos de busca e apreensão.
A apuração da PF, iniciada há cerca de um ano, identificou uma quadrilha que fornecia atestados médicos falsos de HIV e câncer na Capital. Assim, os usuários do esquema tinham a possibilidade de sacar o saldo do FGTS.
Segundo a investigação, o esquema causou ao menos meio milhão de prejuízo para a Caixa Econômica Federal. O número ainda deve aumentar a partir da análise dos novos elementos encontrados na operação. Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de estelionato qualificado e formação de quadrilha.
Endemia é uma doença infecciosa que ocorre com incidência significativa em determinada região. O nome da operação tem relação com o fato de que muitos dos atestados falsos foram utilizados por pessoas que residem na mesma rua, no Centro de Florianópolis.