News

Portugal facilita migração de brasileiros

O número total de brasileiros residentes em Portugal atingiu recorde em 2019. Já são 150.864 brasileiros vivendo no país europeu, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O número supera em 43% o registrado em 2018, quando o contingente brasileiro em Portugal era de 105.423 pessoas. De 2011 a 2016, os números vinham caindo, mas voltaram a crescer em 2017. Em 2019 houve o 3º aumento consecutivo.

Ainda segundo o SEF, foram emitidos 48.627 novos vistos de residência para brasileiros no ano passado. Hoje, os brasileiros representam 1 em cada 4 imigrantes em território português. Embora os números sejam expressivos, eles ainda são menores do que a quantidade real de brasileiros vivendo em terras lusas. Pois não entram para as estatísticas oficiais os brasileiros que tenham dupla cidadania de Portugal ou de outro país da União Europeia e imigrantes em situação irregular. O órgão português divulgou ainda os dados de outros países que compõem o ranking de estrangeiros no país. São eles:

Cabo Verde 🇨🇻, com 37.393;

Reino Unido 🇬🇧, com 34.340;

Romênia 🇷🇴, com 31.056;

e Ucrânia 🇺🇦, com 29.671.

Além da facilidade para quem tem dupla cidadania e da parceria do Brasil 🇧🇷 com universidades portuguesas –o que facilita a migração de brasileiros para o país–, Portugal tem adotado medidas para facilitar a regularização de estrangeiros para driblar o envelhecimento da população e um dos índices de natalidade mais baixos da Europa. O ano de 2019 também representa um recorde do número total de estrangeiros vivendo no país: cerca de 580 mil pessoas.
.
Em 2018, eram 480 mil estrangeiros. Os perfis atraídos a Portugal também são variados: há desde imigrantes menos qualificados para trabalhar na agricultura, especialmente na região do Alentejo, até estudantes, famílias com crianças e também muitos aposentados. 

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.