360º

Prazo para regularização do título eleitoral termina nesta terça-feira (2/5)

A próxima terça-feira (2/5) é o prazo final para o eleitor que não votou nem justificou sua ausência nas três últimas eleições quitar suas pendências em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento.

Estão sujeitos ao cancelamento os eleitores que deixaram de justificar a ausência em três eleições consecutivas, sendo que cada turno é considerado uma eleição. Para os demais casos, como, por exemplo, o eleitor que não votou em um ou dois turnos, ou mesmo três turnos intercalados, não há limite de prazo para a regularização.

Regularização
O procedimento para regularização é rápido e o eleitor pode retirar a guia de multa em qualquer cartório eleitoral do Estado, mediante apresentação de documento de identificação oficial.

Impedimentos
Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.