News

Referendo na Itália aprova redução do número de parlamentares

A decisão foi confirmada pela população em referendo que aconteceu junto às eleições italianas. O Parlamento do país era o segundo maior da Europa

Itália vai reduzir em um terço o número de parlamentares. A decisão foi ratificada pela população em referendo, em que 69% dos eleitores votou por reduzir o tamanho do Parlamento, segundo pesquisas de boca de urna. A votação aconteceu nesta segunda-feira, 21, quando os italianos também votaram em algumas eleições regionais do país.

O número de parlamentares, incluindo deputados e senadores, vai passar de 945 para 600 a partir do próximo ano eleitoral, em 2023.

A Itália tem o segundo maior Parlamento da Europa. O maior é o do Reino Unido, com 1.400 parlamentares. O Parlamento italiano ficará com tamanho parecido ao do Congresso brasileiro, por exemplo, que é formado por 513 deputados e 81 senadores.

A proposta de reduzir o número de cadeiras era uma das bases do grupo populista Movimento 5 Estrelas, que tem uma das maiores bancadas do Parlamento. O 5 estrelas, que mistura políticas anti-imigração de direita com pautas sociais de esquerda, vem ganhando popularidade nos últimos anos na Itália em meio à insatisfação da população com políticos tradicionais.

O grupo faz parte da coalizão do governo do premiê Giuseppe Conte, que é do Partido Democrático, de centro-esquerda. Conte está à frente do governo italiano desde agosto do ano passado, quando o então premiê, o político de extrema-direita Matteo Salvini, sofreu pressão para renunciar após perder um voto de não-confiança do Parlamento — movimento que é comum em países parlamentaristas, quando o premiê perde apoio no Congresso.

Conte, desde então, governa numa coalizão entre o 5 Estrelas e o Partido Democrático. A redução no número de parlamentares era uma das condições para que o 5 Estrelas apoiasse o governo.

Já Salvini é lider da coalizão Liga Norte, de extrema-direita e similar ao 5 Estrelas em algumas posições. Salvini ainda é vice-ministro de Conte.

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.