News

Voluntários podem ajudar contra o coronavírus

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas podem atuar no enfrentamento do coronavírus pela Força Nacional do SUS

Em 20 dias, o Ministério da Saúde recebeu mais de 3,7 mil inscrições de profissionais da área de saúde para o cadastro de voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS). Os profissionais estão se disponibilizando para trabalhar na prevenção e combate ao COVID-19. Durante a pandemia o Ministério da Saúde vai avaliar a convocação dos profissionais de acordo com o cenário epidemiológico.

As inscrições foram abertas no dia 19 de março e ficarão no prazo de um ano, para alimentar o banco de dados da Força Nacional do SUS para atuar em qualquer situação de catástrofes em saúde pública do país. O banco de voluntários será organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais voluntários a qualquer momento.

O cadastro está aberto para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); os profissionais de saúde dos hospitais universitários, institutos nacionais, rede assistencial hospitalar federal, estadual, municipal e serviços privados como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas.

O cadastro será avaliado semanalmente e os voluntários receberão um e-mail de confirmação e orientações de como proceder. Não existe remuneração, uma vez que trata-se de trabalho voluntário. O Ministério da Saúde fica responsável por custear o deslocamento e ajuda de custo, quando o profissional necessitar atuar fora de seu domicílio.

FORÇA NACIONAL DO SUS

A Força Nacional do SUS foi criada em 2011 para atuar no atendimento a vítimas de desastres, calamidades públicas ou emergências em saúde pública que exijam uma resposta oportuna, rápida e coordenada em apoio aos Estados e municípios do Brasil. Ela é acionada quando o município ou o estado decreta situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicita o apoio do Ministério da Saúde.

Os profissionais da saúde que integram a Força Nacional do SUS atuam com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. Em caso de dúvidas, o voluntário pode encaminhar e-mail para: fnsus@saude.gov.br

O cadastramento é realizado no país todo por meio do link:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=54811

CONFIRA A QUANTIDADE* DE CADASTRADOS POR ESTADOS:

UFTotal
AC11
AL68
AM38
AP9
BA218
CE207
DF204
ES54
GO89
MA62
MG216
MS62
MT47
PA94
PB102
PE145
PI45
PR94
RJ176
RN105
RO26
RR13
RS362
SC140
SE82
SP1.058
TO24
EXTERIOR1
TOTAL3.752

*Até 1°/4/2020

Por Roberto Chamorro, da Agência Saúde

Share:

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.